O que é ser um recepcionista?

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Recepcionista


"Pessoa que tem a incumbência de receber os passageiros de aeronaves, os visitantes de uma empresa, os hóspedes de um hotel etc"
Fonte: Dicionário Michaelis


O que é ser um recepcionista?

O recepcionista é o profissional que recepciona os visitantes ou clientes do estabelecimento. É de responsabilidade do recepcionista atender o público, orientar os visitantes, dar informações, atender telefones, transferir ligações, controlar a entrada de pessoas na empresa, entre outras atribuições. Dependendo da área em que a tua a empresa onde o recepcionista trabalha, sua função varia. Esse profissional é o "cartão de visitas" da empresa ou loja, pois é quem realiza o primeiro contato com os visitantes ou clientes, portanto, é exigido, atualmente, que o profissional seja sério, instruído e educado.
Quais as características desejáveis para ser um recepcionista?

* atenção a detalhes
* fluência verbal
* boa dicção
* boa aparência
* capacidade de concentração
* capacidade de lidar com o público
* capacidade de organização
* metodologia
* dinamismo
* determinação
* conhecimento de assuntos gerais
* saber trabalhar sob pressão
* saber administrar bem o tempo
* bom humor
* paciência
* confiabilidade
* responsabilidade

Qual a formação necessária para ser uma recepcionista?

Não há formação necessária para ser um recepcionista, porém a maioria das empresas exige que o profissional tenha, no mínimo, ensino médio completo. Também é exigido que o profissional tenha boa comunicação, boa aparência, conhecimentos do idioma inglês e de informática. É muito importante nessa área a constante atualização por meio de cursos, treinamentos e palestras da área.
Principais atividades

Dependendo da área de atuação da empresa na qual o recepcionista trabalha, suas atribuições mudam, embora as mais comuns sejam:

* recepcionar os visitantes
* apresentar a empresa
* dar-lhes informações e tirar dúvidas sobre a empresa
* atender telefonemas
* transferir ligações
* controlar a entrada de visitantes e funcionários
* receber e remessar mercadorias, correspondências e documentos
* realizar atividades rotineiras da empresa, que variam de acordo com o ramo de atividade
* em alguns casos, coordenar o sistema de logística e segurança
* servir cafés, se for o caso

Áreas de atuação e especialidades

O recepcionista pode trabalhar em qualquer tipo de empresa que trabalhe com atendimento ao cliente ou com visitantes. Pode trabalhar em grandes corporações, agências de propaganda e marketing, de viagens e turismo, hotéis, consultórios médicos e odontológicos, hospitais, spas, lojas, empresas de transporte, de recursos humanos, entre muitas outras.
Mercado de trabalho

Como, atualmente, quase toda a empresa tem uma recepcionista, o mercado de trabalho é amplo, mas para se manter na área é necessário se atualizar constantemente por meio de cursos e se dedicar muito à função, pois para um bom profissional, o mercado está sempre aberto. A função da recepcionista e da secretária já se fundiu muito, portanto, existem muitas atribuições em comum, mas deve-se sempre diferenciar as duas profissões.
Curiosidades

A profissão de recepcionista é antiga, e sua história se confunde com a história da profissão de telefonista, ou de secretária, pois essas diferenciações de funções são mais recentes.
Desde que as primeiras empresas surgiram e passaram da fase rudimentar, quando houve necessidade de um atendimento especializado, esses profissionais se destacaram. Mas muita coisa mudou na história do mundo depois da invenção de um aparelho essencial para todo o recepcionista, o aparelho de telefone. Seja para atender ligações, transferi-las ou para fazer chamadas internas na empresa, o telefone é equipamento básico para esse profissional, veja como ele surgiu:
Inventado por Graham Bell, o telefone passou por inúmeras evoluções tecnológicas até chegar a forma que conhecemos hoje, com diversos tipos e serviços diferenciados que atendem às necessidades dos clientes. Alan Brown Strowger era um empresário do setor funerário, que tinha um forte concorrente cuja mulher era telefonista e "por acaso" nunca conseguia realizar transferências para a funerária de Alan. Para acabar com as falhas técnicas que lhes tirava inúmeros clientes, Alan criou, em 1892 a primeira central telefônica automática, que era composta por 56 telefones. Essa tecnologia chegou ao Brasil em 1922 e a primeira central telefônica automática foi instalada em Porto Alegre, que, inclusive foi a terceira do mundo, só perdendo para Chicago e Nova York.

 

O que é ser um recepcionista?

domingo 07 agosto 2011 05:58



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